29/11/2020

Jornal Online

Confira as Principais Notícias do Brasil e do Mundo

Dia da Beleza Indígena é comemorado em evento virtual neste sábado (21)

Ao longo da tarde deste sábado (21), a tribo indígena do Jaraguá realiza uma transmissão ao vivo por mais de 4 horas em razão do Dia da Beleza Indígena, evento anual organizado em parceria com profissionais de saúde e apoiadores do setor audiovisual.

O objetivo da iniciativa, que ocorre virtualmente este ano devido a pandemia do novo coronavírus, é trazer visibilidade para a beleza cultural e para a luta das comunidades indígenas, em especial a do Jaraguá.

“A resistência da mulher indígena” é a temática principal do evento, que transmite desfiles de modelos indígenas de cada aldeia, com as vestimentas e ornamentos tradicionais, e conta também com a apresentação do Coral Guarani do Ceci e Coral Guarani da Tekoa Ytu. 

 

As comemorações do Dia da Beleza Indígena surgiram a primeira vez em 2013 quando o evento foi criado pelos indígenas em coautoria com ativistas ambientais.

A organização das atividades reforçam que o evento é independente e divulgado pela própria comunidade.  Por ocorrer em período eleitoral, não conta com apoio da Prefeitura e de outros organismos como a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o que aconteceu em edições anteriores.

Edição: Rodrigo Chagas

Fonte