26/11/2020

Jornal Online

Confira as Principais Notícias do Brasil e do Mundo

Plebiscito sobre nova Constituição no Chile termina com clima de esperança

O plebiscito sobre uma nova Constituição no Chile se encerrou às 20h deste domingo (25). A jornada, que durou 12 horas devido às medidas sanitárias para evitar o contágio de covid-19, contou com uma alta participação da população, conforme se esperava.

Os resultados parciais divulgados pelo Serviço Eleitoral do Chile, com 54% das urnas apuradas, aponta uma ampla vantagem do “aprovo”, com 77,9%, enquanto a rejeição de uma nova Constituição tem 22,1% dos votos totais.

A apuração aponta ainda que 78,9% dos votantes aprovam a criação de uma Convenção Constitucional, composta totalmente por membros eleitos para redação da nova Carta Magna, contra 21 % que defendem uma Comissão Mista Constitucional.

Já um resultado favorável a um Comissão Constitucional totalmente nova, a eleição do próximo ano deve definir os 155 representantes desta.

Caso a opção “Rechaço” seja a vencedora do plebiscito de hoje, a atual Constituição do país seguirá vigente e ficará a cargo do Congresso criar uma comissão de reformas constitucionais.

Edição: Luiza Mançano

Fonte